A imagem e comunicação do Plano estratégico de detenção e controlo da Vespa Velutina na NUTS III do Cávado foi desenvolvida pela LKCOM. A Comunidade Intermunicipal do Cávado, em colaboração com os seus municípios associados, desenvolveu ainda ações informativas e de sensibilização para o controlo desta espécie.
Vulgarmente conhecida como Vespa asiática, a Vespa Velutina é uma espécie invasora e predadora de abelhas e outros insetos polinizadores essenciais para equilíbrio dos ecossistemas. Esta praga alojou-se na Europa em 2011, por meio de produtos hortícolas oriundos da China e representa uma ameaça para o ambiente, biodiversidade e apicultura, pondo em causa, entre outros, a produção de mel.
Com o objetivo de capacitar e sensibilizar a população para os riscos deste inseto, a LKCOM foi a responsável pela criação da imagem e identidade gráfica da iniciativa de Promoção e Sensibilização pública da ação da problemática associada à Vespa Velutina promovida pela CIM Cávado – Comunidade Intermunicipal do Cávado. A campanha incluiu ainda a produção de materiais de comunicação, como outdoors e mupis para os 6 municípios que constituem a NUT III do Cávado: Amares, Barcelos, Braga, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde, publicidade em jornais da região e spots de rádio.
Como resultado da candidatura aprovada pelo Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos - POSEUR têm vindo a ser postos em prática planos de deteção e combate a este inseto, promovendo uma melhor prevenção e controlo da evolução desta espécie no território.
Não se esqueça, em caso de avistamento de ninhos de Vespa velutina (asiática):
- Reporte em: https://stopvespa.icnf.pt
- Linha SOS Ambiente: 808 200 520
- Contacte a sua Câmara Municipal